..O que é a Páscoa ?



 Alguns cristãos sabem o real significado da Páscoa.
Um domingo antes da Páscoa, a igreja católica distribui raminhos de palmeira  que os fiéis levam para si, e alguns pegam a mais para levar a alguém que prezam, aproveitando para fazer uma visitinha.
*Lembra a alegria da multidão de Jerusalém à entrada triunfal de  Jesus :
o que você já ouviu falar sobre Jesus ?
* Pois bem, Ele entrou em Jerusalém montado em jumentinho como se fosse um rei. Como tal, foi aclamado pela multidão jubilosa que esperava o Messias, que traria a libertação do jugo opressor
·         Uma semana depois, essa mesma multidão, instigada pelos sacerdotes, gritava:_ “Crucifica-O”       _ “Crucifica-O”
Aos olhos humanos, poderia ser um grande fiasco: o carpinteiro que se dissera filho de Deus, quase foi rei, e acabou crucificado como reles marginal, entre dois ladrões.

·       Mas o que é importante, o eternonão se vê: a Verdade, o Amor, Justiça, a Misericórdia _   Jesus é a encarnação de tudo isso.Jesus “...estava no princípio com Deus'' Sem Jesus, “nada do que foi feito se fez”
Em Jesus “estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência”,quer dizer todo o progresso científico e tecnológico que existe, e que ainda irá existir.
                                       João 1.1-3,  Cl 2.3  Hb 1.1-3
- Deus ’falou muitas vezes e de muitas maneiras aos pais, pelos profetas            
- * Mas hoje,  no ano 2009  depois de Cristo, – cada dia, ao datar os jornais, o mundo todo proclama que Jesus veio e mudou o rumo da História:
                        - os anos antes de Jesus vêem com a sigla aC. 
Esse Jesus
  está “sustentando todas as coisas pela Palavra do Seu poder” – imagine todas as galáxias desse Universo   Infinito  inclusive nosso sistema solar... tudo solto no espaço,  movendo-se sincronizadamente ! As estrelas, fixas em seus devidos lugares, 
sem nada que as segure... 
- Sem nada, não tudo sustentado pela Palavra poderosa de Jesus!   Hb 1.1-3
- Esse Jesus, também chamado a Palavra de Deus,  Ap 19.13   Jo 1.1-3, 14
o Verbo que se fez carne, habitou entre nós: Por quê ?  Para quê ?

·         Para entender bem, veja como começou: “No princípio, criou Deus os céus e a terra”  Gn 1.1
- Criou  anjos, também, em perfeito equilíbrio e harmonia.
- Mas um querubim  quis  ser semelhante ao Altíssimo e foi  banido juntamente com seus asseclas. Is 14.12-15   Ez 28.14 – 15
- Além do Reino de Deus,  passou a existir o Império das trevas. Então...
Deus criou o homem : um ser sem pecado,  com capacidade de escolher.E o deixou livre, numa situação de escolha, dizendo: - ‘De todas as árvores comerás...desta não comerás porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”  Gn 2.16-17
(sendo morrer  = separar-se de Deus, que é Vida)
- Estando a mulher sozinha, a serpente falou...  J  Espere aí, bicho fala?  Nunca falou. Quem falava então ? Aquele querubim  banido...  sendo espírito, para falar à mulher precisou incorporar-se na serpente – bicho então vistoso, e “disse”:
                                    
“Certamente não morrerás...”
“ no dia em que dele comerdes...sereis como Deus, sabendo o bem e o mal”   Gn 3.1-5
Confira a conversa toda em Gn 3.1-5
- A mulher creu nas palavras da “serpente” 
  (- “ Bolas! para o que Deus dissera...”)
-Quis ver por si mesma,  e agiu sem considerar a  advertência de Deus
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J  Cabe um aparte explicativo : Tem sido assim até hoje! Romanos 6.16  explica o que houve:  A quem você obedece, se faz servo:  por conseguinte,
                 -  
 quem você serve,  constitui o seu senhor
·         A verdadeira questão não era comer, ou não comer ... mas a quem obedecer!
- Daí, você mesmo pode  deduzir o que aconteceu: quando as sugestões de  satanás foram aten-didas, fazendo o que ele disse, ao invés de fazer o que Deus ordenara...                                              A quem obedeceram ?

- O próprio Jesus referiu-se ao diabo como “príncipe deste mundo”,
 João 12.31, 14.30. 16.11
- O próprio diabo disse a Jesus que todos os reinos do mundo foram entregues a ele,  Lc 4.6. -' Como?'   Pelo primeiro casal, no Éden ao decidir obedecer à insinuações da “serpente” em vez de acatar o que Deus dissera: o mundo tornou-se “jurisdição” do diabo.  Afetou a natureza: houve espinhos e cardos.
Afetou o ser humano: medo, culpa, fuga, isenção de responsabilidade
Afetou os  relacionamentos: desculpas, acusações, etc
- O homem tornou-se  uma raça de pecadoresjá nasce com a capacidade de fazer o mal. Rebeldia, desaforo, birra, egocentrismo:
                       # quem ensina isso aos bebês?
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·         Voltando ao Éden: embora desacatado,o Criador chama o Adão:- 'Onde estás?”
Após cena patética de acusações e desculpas por parte do casal, a sentença de Deus:maldita a serpente, maldita a terra. Gn 3.14, 17
                                
J  mas não amaldiçoou as Suas criaturas
·         Na condenação à “serpente”, a promessa da restauração:   Gn 3.15
o Descendente da mulher  (olhe a virgem, aí)
                       viria para esmagar a cabeça da “serpente” e
tu lhe ferirás o calcanhar” ( olhe aí a cruz ) 
                       onde Jesus “despojando principados e potestades
publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz     Cl 2.15  RA
No aparente fiasco, a grande vitória!  Cl 1.20
Deus estava, em Cristo, “reconciliando consigo todas as cousas, quer na terra, quer nos céus” (o que fôra separado na queda,  foi religado pela cruz )
     -
  Como isso se deu ?
·         Gerado por Deus, nascido da virgem, Jesus era perfeitamente homem, mas sem pecado. - Por toda Sua vida fez como era do agrado do Pai:
             “Em tudo foi tentado, mas sem pecado” Hb 4.15
- Não precisava ter morrido, pois a morte  é  o salário do pecado  Rm 6.23
Sendo salário, o que se recebe conforme o trato. Todos nós temos, de alguma forma, agido contra a orientação de Deus: isso é o pecadoSe seguirmos todos, mas escorregarmos em um só ponto, somos transgressores  Tg 2.10   # A Justiça requer a morte:
  Aí, o grande dilema entre a Justiça  e o Amor de Deus.  Aí, o Plano da Redenção:
- Só  Deus, mesmo,  para arquitetar tal plano
- Só Jesus para executá-lo.
- Só o Espírito Santo para no-lo revelar
·         Na cruz, o motivo de sua vinda: “ para isto vim” João 12.27
- Jesus veio como o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” Jô 1.29
- De graça, Deus oferece o perdão em Cristo: todo o que crê em Jesus, “tem a vida eterna”;“não entra em juízo,mas passou da morte para a vida”   João  3.36, 5.24
O que significa crer em Jesus ?
·         É crer no Seu nome:
Senhor = autoridade a ser obedecida, respeitada:” para isto morreu Cristo e tornou a viver;para ser Senhor, tanto dos mortos, como de vivos’  Rm 14.
Jesus = o homem sem pecado, que assumiu a minha culpa, levou o meu castigo,derramou todo Seu sangue inocente lá na cruz. O sangue de Jesus foi o preço do meu resgate.
Cristo = o Descendente prometido que veio para esmagar a cabeça da “serpente”, Gn 3.15.
      Para fazer  a  reconciliação do homem com Deus. Jesus  participou de carne e sangue para que “pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte:  o diabo,  e livrasse todos que com medo da morte estavam por toda a vida, sujeitos à servidão” 
                                        Hb 2.14-15  RA  2Co 5.19

Jesus venceu a morte, Ele ressuscitou !   Rm 14.9
Está vivo, assentado à destra da Majestade,  nas alturas,     Efésios 1.20-23

·         Eis o significado da Páscoa.
·         Porém, só terá real significado para você, se considerar esta questão:
Jesus morreu por todos. Mas a opção é de cada um.
É preciso  crer.
É preciso querer para si a oferta de Deus, nos termos de Deus.
É preciso dizer: - “Deus, eu aceito o que Jesus fez por mim,  na cruz
                          Eu quero Jesus como  meu  Salvador.”

'Desvenda meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua Lei.”
João 1.12,  Sl 119. 18 # 


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"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."
Agostinho de Hipona
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