UMA IGREJA COM UM PROPÓSITO (PARTE 3)







A freqüência à igreja é vital para um cristão. Precisamos apoiar os outros para manter nossa fé viva e crescendo.
A igreja também exerce três outros papéis importantes:
(1) A IGREJA É A GUARDIÃ DA VERDADE
Como "coluna e fundamento da verdade" (I Timóteo 3:15), a igreja apresenta e defende a verdade de Deus ao mundo. Precisamos da sabedoria coletiva dos outros membros para que possamos nos concentrar nas verdades essenciais das Escrituras.
(2) A IGREJA É UM EXEMPLO DO QUE A GRAÇA DE DEUS PODE FAZER PELOS PECADORES. As mudanças que Cristo tem feito na vida dos crentes testemunham de que Deus nos chamou para "Sua maravilhosa luz". (I Pedro 2:9).
(3) O POVO DE DEUS DÁ TESTEMUNHO A UM MUNDO CARENTE. Pouco antes de voltar ao céu, Jesus prometeu a Seus discípulos:
"Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judéia e Samaria, e até os confins da terra". Atos 1:8
É um grande privilégio para a igreja levar a mensagem do imenso amor de Deus a todo o mundo.
4. FORÇA ATRAVÉS DA ORGANIZAÇÃO
A igreja que Cristo estabeleceu tem uma organização definida. Alguém pode ser incluído ou excluído de seu rol de membros (Mateus 18:15-18). A igreja de Deus escolhia líderes e tinha um quartel general mundial, bem como lugares de reunião locais (Atos 8:14; 14:23; 15:2; I Timóteo 3:1-13). Quando eram batizados, os crentes se uniam num grupo organizado (Atos 2:41 e 47).
A igreja existe para encorajamento mútuo.
"E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas PROCUREMOS ENCORAJAR-NOS UNS AOS OUTROS, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia". Hebreus 10:24, 25
5. A ALEGRIA DA ADORAÇÃO
Lá no fundo de nossos corações existe um desejo de adorar a Deus, e essa necessidade pode desaparecer se não for expressa. Como o salmista se sentia quando pensava sobre ir ao lugar de adoração?
"ALEGREI-ME com os que me disseram: 'Vamos à casa do Senhor'". Salmo 122:1
Qual o papel que a música tem na adoração pública?
"Prestem culto ao Senhor com alegria; entre na Sua presença com cânticos alegres". Salmo 100:2
A Bíblia nos diz que dar ofertas é uma parte apropriada da adoração divina.
"Entrem nos Seus átrios trazendo ofertas. Adorem o Senhor no esplendor da Sua santidade". Salmo 96:8, 9
A oração é um aspecto vital da adoração pública.
"Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, nosso Criador". Salmo 95:6
O estudo da Bíblia e a pregação eram o centro da adoração no Novo Testamento. Começando pelo sermão de Pedro no dia do Pentecostes, encontrado em Atos 2, e desde o tempo dos Reformadores Protestantes até os nossos dias, todo reavivamento religioso tem sido fundamentado na pregação bíblica. Por quê? Porque "a Palavra é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes" (Hebreus 4:12, 13).
6. QUAL É O VALOR DA IGREJA?
Alguns objetam que a igreja é cheia de pessoas imperfeitas. O que Henry Ward Beecher disse é verdade: "A igreja não é uma galeria para exibição de cristãos eminentes, mas uma escola para educar os imperfeitos".
Já que nenhum de nós é perfeito, a igreja também nunca será perfeita. Em uma de Suas parábolas, Jesus nos lembrou que o joio cresce entre o trigo (Mateus 13:24-30). Quando lemos as cartas de Paulo no Novo Testamento, descobrimos que a igreja apostólica tinha problemas críticos. E a igreja hoje freqüentemente tem defeitos sérios. Mas lembre-se que nenhuma congregação cheia de falhas jamais poderá destruir ou perturbar a Grande Pedra Angular da igreja - Jesus Cristo. Assim, mesmo em igrejas imperfeitas, precisamos manter nossa motivação principal no Salvador que ministra a nós. Apesar de todas as nossas faltas, a igreja pertence a Ele, por isso, concentre-se em Cristo.
"CRISTO AMOU A IGREJA E ENTREGOU-SE POR ELA para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável". Efésios 5:25-27
A igreja é tão importante para Jesus que Ele "entregou-se por ela" ao morrer por cada um de nós individualmente, e pela igreja coletivamente. Por isso, ser membro da igreja deveria ser algo importante para você. Você já é membro do corpo de Cristo?
7. ENCONTRANDO UMA IGREJA
Quantas religiões e crenças verdadeiras Jesus tem no mundo?
"Há um só corpo e um só Espírito... há um só Senhor, UMA SÓ FÉ, um só batismo". Efésios 4:4, 5
Já que Cristo tem "uma só fé" nesse mundo, como podemos descobrir qual a religião ou crença verdadeira? Jesus nos dá o segredo:
"Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo". João 7:17(Ver também João 8:31, 32).
Pastor Kinsey

0 comentários:

Postar um comentário

"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."
Agostinho de Hipona
Volte Sempre...