A IGREJA FOI CRIADA PARA A COMUNHÃO(Parte 2)



Jesus estabeleceu a igreja a fim de suprir a demanda básica do ser humano de ter cuidado e apoio. Todos temos necessidades. E é para isso que existe a igreja. Ela é um lugar aonde vamos para encontrar companheirismo e ajudar uns aos outros. As Escrituras nos relevam uma igreja apostólica dinâmica que convidava homens e mulheres a participarem de um companheirismo alegre que se estendia até o Todo-Poderoso Deus:
"Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham COMUNHÃO CONOSCO. NOSSA COMUNHÃO É COM O PAI E COM SEU FILHO Jesus Cristo. Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa". I João 1:3, 4 (A não ser quando indicado, todos os textos bíblicos da série DESCOBERTAS BÍBLICAS são da Nova Versão Internacional da Bíblia [NVI].).
Uma comunidade que tem os corações unidos pelo contato com Jesus e uns com os outros, experimenta a "alegria" completa! Todos falam o mesmo idioma, o idioma do amor.
Os cristãos se tornam parte de uma família maior. Eles se tornam irmãos e irmãs em Cristo já que todos têm o mesmo espírito. Quanto maior a unidade dos crentes, mais fortes são os laços que unem os cristãos.
Os membros das igrejas fundadas pelos apóstolos de Jesus eram unidos por terem a mesma crença, por seu amor por Deus, e por seu desejo de serví-lO e partilhar Sua graça com o mundo. Esse laço íntimo de comunhão era uma das razões porque essa minoria impotente e perseguida virou o mundo de pernas para o ar.

2. A IGREJA ESTABELECIDA POR CRISTO

Será que Cristo teve uma igreja, ou a idéia de uma organização religiosa é apenas uma invenção humana? Jesus responde:
"Sobre esta PEDRA edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la". Mateus 16:18
Jesus é a Rocha segura, a Pedra Angular, de Sua igreja.
Qual foi o grupo que participou da fundação da igreja?
"Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular". Efésios 2:20
O que o Senhor fazia quando o evangelho era pregado?
"Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos". Atos 2:47, Versão Almeida Revista e Atualizada, 2a edição.
Quando Jesus fundou a igreja, Ele prometeu que as portas do inferno não poderiam vencê-la (Mateus 16:18), e a igreja cristã sobrevive até hoje. Ela já teve inimigos extremamente poderosos - desde imperadores romanos até ditadores comunistas - mas o sangue dos mártires apenas fez com que ela crescesse com mais força. Quando um cristão era queimado na fogueira ou jogado aos leões, vários outros grupos surgiam para tomar o lugar deixado por ele/ela. Os céticos já fizeram tudo o que podiam para, racionalmente, acabar com a igreja cristã. Mas a verdade cristã é muito mais eloqüente do que qualquer era científica ou secular.
Um dos maiores desafios da igreja apareceu pouco tempo depois de sua aceitação como religião oficial do Império Romano. A igreja cresceu em prosperidade, e com o tempo se corrompeu. Ela pareceu estar espiritualmente morta na Idade das Trevas. No entanto, o Senhor sempre preservou um núcleo de cristãos corajosos e fiéis que, diante de tempos difíceis e sofridos, brilhou como estrelas numa noite escura.
Paulo compara a relação de Cristo com Sua igreja como um relacionamento amável e protetor de um marido para com sua esposa (Efésios 5:23-25). A igreja é uma família, e cada membro precisa estabelecer relações com os outros membros da família e contribuir para o seu bem estar (Efésios 2:19).

Paulo também apresenta a igreja como o corpo vivo, com o próprio Cristo sendo a cabeça (Colossenses 1:18).
Quando somos batizados, testemunhamos de nossa fé em Jesus e nos tornamos membros do "corpo" da igreja.
"Pois EM UM SÓ CORPO todos nós fomos BATIZADOS". I Coríntios 12:13
O livro de Apocalipse retrata o Cristo ressurrecto andando pelas igrejas, mostrando Seu cuidado por elas (Apocalipse 1:20, 12, 13). Cristo nunca se esqueceu de Seu povo, e Ele nunca fará isso.

0 comentários:

Postar um comentário

"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."
Agostinho de Hipona
Volte Sempre...