Unidade!!!Eu Creio e você???




Tenho aprendido que unidade não é uniformidade. É pretenção pensar que só exista uma forma de se fazer as coisas. Deus na Sua infinita sabedoria e graça deu à Sua igreja uma grande diversidade de dons e formas de atuação
Uma das últimas palavras que me veio no final de 2010 foi “unidade”.
Vejamos algumas definiçoes para “unidade”:
Ser junto, se tornar um, ter o mesmo pensamento. Ser um só. Compartilhar das mesmas idéias.
Tenho aprendido que unidade não é uniformidade. É pretenção pensar que só exista uma forma de se fazer as coisas. Deus na Sua infinita sabedoria e graça deu à Sua igreja uma grande diversidade de dons e formas de atuação. É necessário que estes caminhem juntos em um só propósito, firmes sobre um só fundamento: Jesus! Que Ele seja glorificado e que venha o Seu Reino!
Temos estado com muitos pastores e líderes nos últimos meses, e o maior peso do coração de alguns é pela unidade entre as igrejas.
Falar de unidade em uma época de diversos “reinos particulares” parece uma contradição. Mas o evangelho de Jesus sempre soou contraditório para o jeito de pensar a agir do mundo. Ainda que por vezes a igreja pareça se conformar aos princípios competitivos da sociedade materialista em que vivemos, Jesus nos chama para caminharmos em um só Espírito, amando e servindo uns aos outros.
Jesus orou ao Pai para que houvesse unidade entre os cristãos. Lemos em João 17: 20-23:
E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;
Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.”

É importante reafirmar que cristão tem como identidade o amor ao próximo, independente de credo, raça, sexo ou grupo social. Somos chamados a amar até mesmo os nossos inimigos e a orar pelos que nos perseguem (Mateus 5:44). Mas a unidade( ter os mesmos pensamentos, propósitos, princípios) só é possível quando somos ligados pelo mesmo fundamento que é Jesus. Quando juntamente cremos que Jesus é o Ungido, o Cristo, o Filho de Deus. Unidade só é possível quando somos batizados, imersos num mesmo Espírito, que é o Espírito Santo de Deus. Interesses comuns podem unir pessoas por um tempo, mas somente o Espírito Santo é capaz de unir para sempre em amor pessoas tão diferentes, tão diversas.
Quando somos um só, o mundo toma conhecimento do amor de Deus e da Sua dádiva tão preciosa que é Jesus, o reconciliador entre Deus e os homens, e também reconciliador entre as pessoas.
A igreja é a comunidade dos que crêem em Jesus. Somos uma comunidade assim como o nosso Deus o é (Pai, Filho e Espírito Santo que formam a Trindade). O ponto em comum não são ordenanças, ou leis, é Cristo. A nossa unidade está na fé em Jesus.
“Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
Na
 sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.
E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;
Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.
Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.”
 Efésios 2:13-22
Que este 2011 seja um ano de mais unidade no corpo de Cristo. Que não nos conformemos com a mentalidade mercadológica e competitiva que rege esta geração. Que nos enchamos mais do Espírito Santo, o reconciliador. Que refaçamos as alianças que foram quebradas e que caminhemos juntos para que o Reino de Deus cresça e o nome do Senhor Jesus seja exaltado. Que vidas sejam alcançadas pela revelação de Jesus em nós. Que sejamos facilitadores e cooperadores uns dos outros. Por Ele e para Ele são todas as coisas!
Por Nívea Soares



6 comentários:

Graça e Paz Maria,

Parabéns pela seleção do post, muito boa a mensagem, e estamos precisando, ainda mais nós da AD (risos).
Olha que venhamos fazer a nossa parte, mas, bem que os que militam por seus "feudos religiosos" podiam aprender com a UBE onde convivemos com a diversidade do corpo de Cristo, sem problema algum...
Fica na Paz.

Regras internas são murros que devem cair...
Mas Jesus é o fundamento da unidade,é diferente de eucumenismo.
Nas Ilhas de Fidji,esses murros foram derrubados e a igreja se reune para orar,conheçe este video?
Na fé
Maria

Olá querida!!! Primeira vez que visito o seu cantinho e estou saindo daqui edificada com as mensagens. Que o Senhor continue te abençoando e inspirando. Estou te seguindo aqui no blog e tbm no twitter. Deixo o convite para uma visitinha ao meu blog "CANTINHO DA MULHER CRISTÃ" - http://gmmquadrangularva.blogspot.com
Abçs.

OI amiga também creio no poder da unidade pois através dela expressamos o amor de DEus que ja estava derramado em nossos corações e quando vivemos em unidade o mundo toma conhecimento do amor de Deus. Salmo 133 diz que a li o SEnhor determina a benção e a VIda!!!

Amiga te desejo uma boa noite

Olá,Prª Simone que alegria receber sua visita lhe ter como seguidora,sinta-se a vontade para acresentar mais da palavra em meus posts,com certeza retribuirei a sua visita...
Volte Sempre!!!
Na Fé
Maria

Amém,Prª Irismar palavra forte e uma condicionante para Deus,agir em nossas vidas...
um semana de triunfo na presença do senhor amada
na fé

Postar um comentário

"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."
Agostinho de Hipona
Volte Sempre...