4 - Por que Jesus Cristo é o centro da Bíblia?








O tema central de toda Bíblia é a pessoa de Jesus Cristo (Lc 24:27 "E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras."; 44 "A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos."; Jo 5:39 "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim."), e sendo assim os 66 livros podem ser resumidos da seguinte forma:
  • Preparação: Todo o Antigo Testamento trata da preparação do mundo para a vinda de Cristo.
  • Manifestação: Os Evangelhos tratam da manifestação de Cristo ao mundo, como o Rei e Redentor.
  • Propagação: Os Atos dos apóstolos tratam da propagação de Cristo por meio da Igreja.
  • Explanação: As Epistolas tratam da explanação de Cristo, dando os detalhes da doutrina.
  • Consumação: O Apocalipse trata do casamento de Cristo e a Igreja e a consumação de todas as coisas.
5 - Quais os deveres do cristão para com a Bíblia?
Devemos ser sinceros para com a palavra de Deus, para que possamos compreende-la e vive-la, pois se cremos que ela é realmente de Deus, temos que leva-la a sério, sendo assim o cristão deve ler a Bíblia (Ap 1:03 "Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo."), pregar a Bíblia (2 Tm 4:02 "prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina."), meditar na Bíblia (Sl 1:02 Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.), ensinar a Bíblia (Mt 28:19 "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;") e principalmente praticar a Bíblia (Tg 1:22 Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.), é importante ressaltar aqui o fato de que devemos ensinar apenas aquilo que vivemos, senão estaremos sendo hipócritas e não teremos autoridade espiritual para levar as pessoas a um verdadeiro arrependimento, pois o que mais conta em nossa pregação é o fluir do Espírito Santo, e o Ele não irá fluir se estivermos sendo falsos ( Rm 2:3 "Tu, ó homem, que condenas os que praticam tais coisas e fazes as mesmas, pensas que te livrarás do juízo de Deus?"; Tg 2:12 "Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade."), o mais importante é sermos fieis as coisas que o Senhor já nós revelou na sua palavra (Mt 12:48 "Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão."), pois a Bíblia mesma nos ensina que o caminho para seguir a Deus é estreito, e quanto mais você for crescendo espiritualmente, ele fica mais estreito, mas se ficarmos ligados a Deus, como nossa fonte de vida, a sua graça nos sustenta, pois somos comparados aos ramos de uma videira, se nos desligarmos desta videira certamente morreremos espiritualmente. O fato de que, ao que mais é dado revelação, mais será cobrado, não deve fazer com que nos acovardemos e não busquemos mais revelação da palavra do Senhor, pois isso é uma questão de recompensa, ou seja, galardão (Mt 13:23 "Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um."; Mt 25:45-47 "Quem é, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que lhe confiará todos os seus bens."

0 comentários:

Postar um comentário

"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."
Agostinho de Hipona
Volte Sempre...