Saudade: Como Lidar Com Esse Sentimento?

Que a graça e a alegria de Jesus inunde seu coração e transborde para outras pessoas que te cercam.
rejoiceALEGRAI-VOS NO SENHOR!!!
Sabe, enquanto escrevo essa mensagem, meu coração está chorando de saudade, o que gerou uma vontade grande de escrever “Alegrai-vos” porque lembrei das palavras do apóstolo Paulo em toda a epístola aos Filipenses, quando ele estava preso em Roma e não se cansava de ministrar à igreja em Filipos: Alegrai-vos, alegrai-vos! Aleluia!
Filipenses 4.4:  “Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos.”
Estou há tantos quilômetros de distância da minha mãe, irmãos, sobrinhos, avós, e tantos amigos que amo, não sei quando irei revê-los e a saudade aperta o meu coração. Sou muito feliz com meu amado esposo em qualquer lugar, mas existem tantas pessoas que amo que estão tão longe fisicamente que o coração não tem como não doer.
Esse sentimento, chamado saudade, está presente em muitos momentos de nossas vidas. Ora sabemos lidar com ele, e parece que aprendemos a controlá-lo e já nem sentimos tanto, mas de repente ele se revela e começamos a lembrar das pessoas amadas que estão longe de nós, e só a graça de Jesus nessa hora para nos fortalecer!
Como lidar com a saudade? Só tenho uma resposta: Se refugiando em Jesus!
Nos dias em que a saudade aperta mais, choro no colo do meu marido e ele me consola, mas mesmo com tanto amor e carinho dados pelo meu esposo, que é também o meu melhor amigo nessa terra, tenho aprendido a chorar aos pés do meu Amado Jesus, sabendo que só Ele pode me fortalecer da maneira que necessito.
Nem sempre podemos estar perto fisicamente de todas as pessoas que amamos, e isso é uma realidade na vida de muitos, é mesmo muito comum. Então, creio que essa mensagem vai se identificar com muitos. Por isso, minha oração é que o Senhor nos ensine a lidar com esse sentimento não desejado mas presente, que é a saudade!
Que as pessoas que amamos sintam, mesmo que de longe, o amor que sentimos por elas e que a graça de Jesus nos fortaleça em todo tempo.
Que o Espírito Santo, doce consolador, console o coração de cada um que se refugia no Senhor no momento da dor.
FLORESA saudade pode nos ensinar muita coisa boa também. Quando sentimos saudade, passamos a valorizar ainda mais as pessoas, os lugares em que estávamos “acostumados”. Tudo passa a ter mais valor e percebemos que devemos dar bons frutos onde estamos, para que quando sairmos desse lugar, pessoas possam sentir saudade de nós, e ter boas lembranças das nossas atitudes.
Que possamos aproveitar bem a vida, semeando boas sementes de alegria, compaixão, amor, boas amizades…porque quem sabe onde estaremos amanhã? Só Deus sabe!
Que onde pisarmos as plantas dos pés, ali se torne um lugar abençoado, diferente, marcado pela presença de Deus!
Que sejamos uma bênção onde quer que estejamos e que aprendamos com as “mudanças” e fases da vida, a valorizarmos mais e mais tudo o que o Senhor nos entregar!
“…portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força.” (Neemias 8. 10b)
O Senhor Jesus supre todas as nossas necessidades e transforma todo o choro em risos de alegria!
Fortaleça-nos Senhor e ajude-nos a sermos pessoas que sabem lidar com sentimentos difíceis e indesejados.
Que Deus te abençoe!
Na alegria de Cristo,
Lennara de Freitas.

3 comentários:

Realmente é muito difícil ficarmos distantes das pessoas que amamos,mas creio que Deus ira suprir todas as suas necessidades emocionais,o Senhor Jesus é o amigo mais presente que podemos ter,pois Ele conhece todas as nossas vontades e necessidades e supri cada uma delas no tempo certo,a distancia muitas vezes nos impede de estar fisicamente com certas pessoas mas o que temos dentro de nossos corações nos faz estar mais próximos do que imaginamos,pois a maior ligação que podemos ter com as pessoas é o amor,por isso como vc mesmo escreveu Alegrai-vos na presença do Senhor!Fique na paz de Jesus,pois ele te ama.

Fico muito feliz por vc ter compartilhado essa msg! Nesse dia eu estava realmente com o coração apertado de saudade, e aí o Senhor mais uma vez trouxe alegria ao meu coração e eu tive que compartilhar no blog:) É sempre ELE que nos fortalece!
Que Deus te abençoe tbm!
Abraço!
Lennara Ximenes de Freitas.

Lennara,amada fiquei muito feliz,com seu retorno,com sua atenção,verdadeiramente a alegria do Senhor nossa força é.
Vamos nos alegrar em Cristo e estar orando umas pelas outras.
um abraço!!!
Graça e Paz:)

Postar um comentário

"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."
Agostinho de Hipona
Volte Sempre...