QUEM É FLORDELIS?

Nascida na favela do Jacarezinho, no Rio, Flordelis dos Santos de Souza, 48 anos, tem 50 filhos. Apenas quatro são biológicos. A maioria vem com um histórico desanimador, vítimas de abusos físicos ou sexuais, pais alcoólatras ou drogados, que viviam nas ruas. Os cinco primeiros ela tirou das drogas. Sua história está em “Flordelis – Basta uma palavra para mudar”, de Marco Antônio Ferraz e Anderson Corrêa, exibido no Festival do Rio e agora em cartaz. No elenco, nomes como Reynaldo Gianecchini, Letícia Sabatella, Marcelo Anthony, Fernanda Lima e Cauã Reymond.


Evangélica, também ministra com seu marido uma igreja com quase 1000 membros. Já lançou três CDs e criou o Ifam (Instituto Flordelis de Apoio ao Menor). De uma só vez, 37 pessoas, entre elas, 14 bebês, foram para sua casa. Eles dormiam na Central do Brasil quando passou um carro metralhando o grupo. Três filhos, como faz questão de chamar todos eles, já morreram, vítimas do HIV.

Por causa dessas crianças, Flordelis se tornou, pelo menos durante um tempo, uma foragida da Justiça. Ela conta que estava no Jacarezinho com 37 menores. Desses, 14 eram recém-nascidos. Então, o Juizado foi pegar essas crianças. Mas, ela fugiu com eles. Ao se apresentar ao Juizado, ao Dr. Ciro Darlan, ela contou a sua história, e ele disse que ela tinha 30 dias para sair da favela. Se não conseguisse, entregaria as crianças. Ela disse: “Aceito o desafio”. Quando ela saiu dali uma pessoa, chamada Pedro Werneck, lhe telefonou e decidiu ajudá-la. Ele alugou uma casa no Rio Comprido e se responsabilizou por Flordelis diante do Dr. Ciro Darlan. Dessa forma, ela conseguiu a guarda das crianças.

Hoje, são muitos resgates. Alex, conhecido como Malandragem, era gerente do tráfico de Manguinhos. Atualmente, é seminarista, estuda direito e quer ser juiz. Mizael queria ser traficante, como os tios, e hoje, administra as finanças da instituição de Flordelis. Três irmãs tinham uma mãe usuária de crack, moradora de rua e presa por assalto. Uma moça até tentou acolhê-las, mas o marido não quis e ela devolveu-as às ruas. Flordelis achou a de 11 meses e a de 1 ano e 7 meses com pneumonia, e a de 10 anos estava com um homem, que a pegou para abusar. Depois de 20 dias, ele a soltou. Hoje, são todos filhos de Flordelis.

INSTITUTO FLORDELIS DE APOIO AO MENOR
AJUDE ESTA CAUSA – LIGUE  (021) 2701-6617

0 comentários:

Postar um comentário

"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."
Agostinho de Hipona
Volte Sempre...