in Memorian-Um dos revolucionário de Jesus.


Nils Taranger

Pastor Missionário (1916 a )


: Liderança
- Liderou a AD em Porto Alegre (RS).
- Várias vezes presidente da Convenção Estadual dos Pastores da Assembléia de Deus.
- Presidente de honra da Convenção Estadual.

: Pessoal
- Nascimento: 17 de Abril de 1916.
- Natural: Cidade de Dramim, na Noruega.
- Esposa: Mary Taranger (Nasceu em 27 de setembro de 1916 em Jamtland, Suécia, e, juntamente com Nils, veio para o Brasil em 1946].
- Filhos: (6] Gunilla Maria (formada em Assistência Social pela PUC, e que trabalha

em Gothemburg, na Suécia), Pedro, Willys, Carlos, Ana Tereza e Stanly Joel e cinco netos.

: Ministério
- Com quatro meses de idade, foi para a Suécia.
- Aceitou Jesus ainda bem jovem, quando contava com 14 anos de idade.
- Um ano após sua conversão, foi batizado no Espírito Santo.
- Aos 16 anos, começou a pregar a Palavra de Deus. Era então empregado de uma companhia de seguros de navios.
- Foi nessa época que Deus o chamou pela primeira vez para o trabalho missionário, o que atendeu prontamente, esperando só o tempo certo para a concretização da chamada.
- O Senhor o chamou, e ele simplesmente atendeu.
- No dia 8 de novembro de 1946, após ter servido ao Senhor na Suécia por 14 anos, Taranger desembarcou no Brasil para trabalhar no Rio Grande do Sul.
- Aprendeu a língua portuguesa quando já estava em Porto Alegre.
- Estabeleceu-se por algum tempo em Bagé, onde trabalhou com afinco na obra do Senhor. Ali, fundou vários trabalhos, bem como em outras cidades gaúchas.
- Em 1955, assumiu a Assembléia de Deus de Porto Alegre, substituindo missionário Gustav Nordlund.
- O casal, quando aqui chegou, estabeleceu-se na Região da Fronteira, criando a Assembléia de Deus em Bagé, Pinheiro Machado, Dom Pedrito e outros municípios.
- Nils e Mary souberam enfrentar as dificuldades dos primeiros tempos. Os esforços foram muitos, principalmente pelas desconfianças que existiam diante da implantação de nada mais nada menos do que uma nova cultura religiosa no Estado.
- Somente sete anos após é que os dois vieram para Porto Alegre e Nils assumiu a presidência da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, onde se encontra até hoje.
- Como presidente da Assembléia de Deus de Porto Alegre, Nils Taranger muito tem realizado e uma de suas primeiras tarefas foi descentralizar a Assembléia de Deus nesta capital, que chega hoje a 250 templos, em bairros, vilas e lugarejos de Porto Alegre, templos esses de todos os portes.
- O casal Taranger tem estendido a missão da Assembléia de Deus a toda a América do Norte, América Latina, América Central e países entre os quais se destacam o Uruguai, a Argentina, o Paraguai, a Bolívia, Cabo Verde, Senegal, Guiné Bissau e o Quênia.
- Durante sua administração, pastor Taranger trabalhou na evangelização e, principalmente, na solidificação das igrejas gaúchas.
- Em sua gestão, preocupou-se muito também com a obra social, criando o Lar Esperança.
- Outro cuidado importante foi com a preparação dos futuros obreiros, por isso fundou o Ibec, um instituto bíblico da AD em Porto Alegre.
- Em outubro de 1998, aos 82 anos, dos quais 52 trabalhando na obra do Senhor no Brasil, pastor Nils Taranger entregou o pastorado da Assembléia de Deus na capital rio-grandense-do-sul ao pastor João Ferreira Filho.
- Aos 84 anos (2000], e ainda residindo no Brasil, é um exemplo de vida dedicada à obra do Senhor.

: Realização
- Criou o Lar Esperança.
- Fundou o Ibec, um instituto bíblico da AD em Porto Alegre.
- presidente e fundador do Lar Esperança; do Asilo Gustavo Nordlund; do Instituto Bíblico Esperança (IBE), que oferece formação teológica para jovens de toda Região Sul e parte da América Latina, instalado nesta capital na Avenida Protásio Alves, 9.400. Nessas obras, sempre com a ajuda de Mary e Nils, consegue realizar um trabalho exemplar.

: Observação
- Casal responsável por obras sociais importantíssimas para nossa comunidade e que se constituem numa demonstração de que é possível, por meio de esforços comunitários, fé, dedicação e objetivos determinados, construir maravilhas em nome do nosso próximo.
- Veja também a biografia de Mary Taranger

: Bibliografia
- Livro biográfico "Nils Taranger - Um coração missionário no sul do Brasil" de Luciano Stein, a história de um dos pioneiros da fé pentecostal no Rio Grande do Sul - CPAD.

: Fonte
- Pesquisa na WEB e Encarte Especial da revista Obreiro, ano 23, no 13 - CPAD

Não foi,o 20 de setembro,mas foi o amor de JESUS,segundo João3/16,que diz que Deus,seu filho único,para todo aquele que nele crêr venha a ter vida eterna.Jesus o maior revolucionário que o mundo já viu,não político,mas de amor,de misiricórdia,defensor da causa dos oprimidos,injustiçados...Aquele que foi profetizado 700 anos,antes do seu nascimento(Isaías 9)o Maravilhoso Conselheiro,o Deus Forte,Pai da Eternidade Príncipe da Paz.
A bíblia diz que justiça e juízo estão sob seu governo,mas tbm declara que seu Reino não é deste mundo.Pela história do sul,sabemos que muitos no passado por causas dos seu ideais,seus próprios interresses, derramam muito sangue, que muitas das revoluções tem haver com a visão que,o Rei Nabucodonossor teve,(em Daniel 2).A Bíblia,declara tbm que Deus exalta reinos,mas que tbm depõe reinos,em 1 João temos a definição clara que Deus é amor,que o amor verdadeiro vem de Deus,não existe amor fora dele e que não á separação entre Deus,Jesus Cristo,e Amor...
E que por este amor ,Deus o enviou,e por este amor a si mesmo se entregou,amor que ensina,amai nossos inimigos,e orai pelos que vós perseguem,(Mateus 5/44)no verso 20 fala que nossas obras precisam em muito a dos escribas e dos fariseus,senão jamais entraremos no seu reino,que torno a lembrar que não é deste mundo.O mundo que se prepara para um governo único vemos todo o cenário preparado,para isso acontecer,mas nós a Igreja lavada e redimida no sangue de JESUS,nos preparamos  para as Bodas do Cordeiro,João teve esta visão,no Livro do Apocalipse 19 descreve o júbilo no céu,e verdadeiramente ela se cumprirá em seu tempo.Nossa esperança é viva em Jesus esta posta nossa confiança,não em partidos políticos,que fazem leis opressoras e até mesmo antibíblicas a PCL 122/2006,entre outras como o aborto legalizado,como vamos pregar o evangelho completo amados?Não vamos desanimar amados,vamos continuar a fazer o bem sem olhar a quem que no tempo certo ceifaremos se assim Deus,permitir.Hora de termos prudência,sensatez,e estarmos quietos para sermos guiados inteiramente pelo Espírito Santo,conheçendo cada dia mais a sua verdade e ela nos libertará,até mesmo do nosso ego,de coisas escondidas camufladas bem lá no recôndito do nosso coração,olhando sempre para o Autor e Consumador da nossa fé,JESUS CRISTO DE NAZARÉ.

com a doce paz do Senhor

0 comentários:

Postar um comentário

"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."
Agostinho de Hipona
Volte Sempre...