Sintomas de uma igreja e ministérios enfermos.(Parte 3)





Como ter uma igreja sadia?
1. Evitando o desgaste pastoral.
Uma igreja é sadia quando seu pastor é sadio no físico, na psique e na vida espiritual. Pastores desgastados fisicamente e que não cuidam do físico são péssimo testemunho aos jovens. Uma coisa é ficar doente, uma normalidade da vida, outra bem diferente é ficar enfermo fisicamente por descaso e relaxamento. Por falta de exercício físico; por ser guloso; por viver sem disciplina. Muitos pastores, ainda jovens, lidam com enfermidades que, se não forem tratadas os levará prematuramente à morte.
 O que se vê são pastores com a estrutura emocional abalada que os faz perder o equilíbrio espiritual; pastores desgastados espiritualmente, até porque as muitas atividades e o muito ativismo não lhes permite ter uma vida de comunhão íntima com Deus e sua palavra; quando estudam a Bíblia é para preparar o sermão de domingo, jamais para satisfazer sua fome de Deus. Essas três coisas fazem parte dum mesmo pacote.
Manter uma boa performance nas três áreas é o desfio de todo líder. Uma igreja sadia começa por uma liderança sã.
2. Alicerçando a igreja na doutrina dos apóstolos.
Uma igreja é sadia quando é alicerçada na palavra de Deus e segue a doutrina dos apóstolos. Que é a doutrina dos apóstolos? O didaskalós ou ensinamento dos apóstolos constituem-se em duas partes: a parte teológica, que expõe as doutrinas da fé cristã, e a prática, que fala do estilo de vida. A carta de Paulo a Tito é um bom exemplo dessas duas abordagens da vida cristã. Uma igreja sadia vive o ensinamento apostólico integralmente e dele não se desvia. Noutro artigo exponho com clareza o didaskalós ou doutrina dos apóstolos.
3. Vivendo o evangelho integral.
Uma igreja é sadia quando vive integralmente o evangelho de Cristo, entendendo que a razão de sua existência é o mundo e os perdidos ao seu redor. Os recursos financeiros, físicos e pessoais são investidos em função de sua existência. Com recursos físicos refiro-me a prédios e salões que são construídos visando o reino de Deus, como escolas, hospitais, creches, centros de preparação para as missões, etc. Com recursos pessoais refiro-me aos homens e mulheres que ela sustenta e que trabalham em favor das pessoas na comunidade, na cidade e em outros países. Uma igreja saudável pode manter professores e colaboradores na comunidade com seus próprios recursos. 

http://www.pastorjoao.com.br►Contatos em seu site◄







Bookmark and Share


Adicionar esta notícia no Linkk

0 comentários:

Postar um comentário

"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."
Agostinho de Hipona
Volte Sempre...