COMO ENCONTRAR UM CÔNJUGE!




A maioria de nós cresceu ouvindo historias de suspense ou lendo romances, em que o príncipe encantado levava a moçinha pobre embora no seu cavalo, e eles viveram uma vida longa e feliz. Mas na vida real isso não acontece, e há milhares de pessoas solitárias. Como podemos achar um cônjuge?


Aqui seguem algumas sugestões que podem ser útil a você nessa busca.

1.      Coloque a sua vida por completao nas mãos do Senhor através de uma oração consciente (Sl 37.4). Faça o Senhor Jesus não somente o seu Salvador, mas  também o Senhor (dono) da sua vida.

2.      Reflita em como você poderá crescer espiritualmente. Seu crescimento e maturidade espiritual são essenciais, independentemente se você se casar ou não. Maturidade espiritual também ajudará você a receber a direção de Deus neste assunto tão importante. Caráter de Cristo - fruto do Espírito (Gl 5.22,23).

3.      Esqueça o "príncipe encantado" e busque alguém de acordo com a vontade de Deus para a sua vida (Rm 12.2; Mt 6. 9,10; Ef 5.17; 1 Jo 2.17). Às vezes os nossos sonhos podem ser de Deus, mas na maioria das vezes são resultados de ter filmes ou romances lidos em excesso. Aprenda a diferença entre atração física e amor verdadeiro, que realisticamente aceita o parceiro como ele é.

Em muitos países existem serviços de intermediação entre homens e mulheres, que desejam se casar. Muitas vezes trabalham através de análises por computador. Você preenche um formulário com seus dados, e o computador procura a pessoa indicada para você, com gostos e características idênticas. Neste caso, duas pessoas que se parecem, estão sendo aproximadas. Se as duas são irados, poderão ter brigas fortes com pratos voando pela cozinha! Na verdade, se Deus aproxima duas pessoas, estas até poderão ter algumas características idênticas. Porém, muitas vezes bem diferentes. Uma pode ser introvertida e tranqüila, a outra extrovertida e exuberante. Deus deseja que nós nos completemos, e mutuamente auxiliamos. Não é necessário que sejamos iguais.

4.      Decida nunca se casar ou mesmo sair com um(a) eventual candidato(a) que não seja cristã(o) Amós 3.3; 2 Co 6.14-18; Gn 24.2,3). A Bíblia nos indica que não devemos entrar em jugo desigual com um incrédulo, porque entre luz e trevas não pode haver comunhão.

5.      Comece a orar por um cônjuge, e agradecer a Deus por aquele(a) que Ele tem para você (Sl 37.4). Creia que Ele ouvirá a sua oração, e irá unir vocês. Lembre-se, que Deus não é limitado à sua igreja ou círculo de vivência. Ele poderá se isso for da vontade d'Ele, até trazer uma pessoa do outro lado do mundo para você.

6.      Não diga: o que um cônjuge poderá me oferecer? Mas diga: o que EU tenho para oferecer ao meu futuro cônjuge? (Ec 4.9-11) Se você desejar que o seu futuro cônjuge tenha determinadas qualidades, você mesmo tem que desenvolver essas qualidades na sua vida. Aprenda a arte de conversar com as pessoas, se interessando por elas, e de amá-las. Homens e mulheres são atraídos à pessoas que amam e que se interessam pela vida dos outros, que tem personalidades amáveis. Pare de pensar somente em você e nos seus  interesses e começa e se interessar por aquilo que tem a ver com outras pessoas.

7.      Preencha os anos que você passa sozinho(a) com coisas construtivas (Pv 18.24; 1 Co 15.33). Apóie a sua igreja, doe tempo a Deus e aos outros. Talvez você poderá passar algum tempo fora do país, para ajudar em missões; começa ter um hobby ou faça um curso, para ter uma escolarização melhor, ou faça um curso num seminário.

8.      Busque equilíbrio interior e fique livre de complexos e obsessões, antes que você se case. Todos nós precisamos de cura em algumas áreas das nossas vidas. Se duas pessoas entrarem no casamento com um saco de problemas nas costas, somara dois sacos!

9.      Muitos cristãos não cuidam da sua aparência, pensando que somente a beleza interior é importante (Ex. Rebeca e José do Egito Gn 24). Poucos de nós tem um rosto ou um corpo perfeito, mas cada pessoa pode ser atraente, se esta se cuidar. Conselho para as moças: experimente um corte de cabelo diferente, ou um estilo de roupas diferente. Se você é obeso(a) aprenda a se alimentar de forma equilibrada, faça exercícios físicos, tome dois litros de água por dia. Se você cuidar do seu físico, você terá mais auto-confiança. Porém, há o excesso inverso também: homens e mulheres obcecados em cuidar do físico, roupas e dietas. Seja moderado. Moça, não pense, que através do seu estilo sensual de se vestir você atrairá o príncipe encantado. Homens cristãos, que levam a sua vida com Deus e sua pureza a sério, vêem na moça sensual uma tentação, porque pensam que ela se oferece para aventuras sexuais. Eles, portanto fugirão de uma moça vestida e comportando-se de forma sensual.

10.  Ore, para que Deus lhe mostre qual é o plano dele para a sua vida. Talvez Ele tenha um ministério ou uma direção especial para você. Você somente poderá achar o melhor de Deus para você, se você trilhar o caminho que Ele lhe indicar. Uma moça foi à Africa para fazer um trabalho missionário entre uma tribo. Durante muitos anos ela era a única estrangeira na tribo e na região. Quando um homen sueco visitou o posto missionário, o Senhor lhe falou que este homem seria seu marido. Ela era bastante sábia e espiritual para não se manifestar a respeito. Depois de um tempo, ele a pediu em casamento. A obediência com qual ela seguiu o caminho do Senhor deram a ela um grande presente: um marido que trabalharia ao lado dela.

11.  Moça, aprenda a cozinhar, decorar, costurar... Prepare-se de maneira pratica  para o casamento.

12.  Evite situações na qual você, sentindo-se solitário, poderá ser tentado a ceder a ter um relacionamento sexual. Isso poderá acontecer quando alguém lhe oferecer uma carona do serviço para casa; não convide uma pessoa do sexo oposto sozinha para a sua casa ou apartamento; não peça aconselhamento de uma pessoa do sexo oposto sozinho. Se você necessitar de aconselhamento ou oração, procure uma alguém do mesmo sexo, ou marca com seu pastor e a esposa dele. (Pv 13.16; 14.35; 17.2; 22.3)

13.  Muitas pessoas se casam porque receberam uma profecia ou palavra de conhecimento, que tal pessoa era para elas. Isso é perigoso e as vezes irresponsável. Os dons do Espírito podem confirmar um amor, mas somente quando Deus já nos mostrou pessoalmente que o relacionamento era da vontade d'Ele. Se não existir amor entre as duas pessoas, deve-se descartar essa "profecia".

14.   Em alguns casos, Deus poderá ter um ministério para uma pessoa que poderá ser melhor executado se a pessoa permanecer solteira - durante uma fase da sua vida ou durante toda a sua vida. Se você tem a impressão que Deus pedirá a você esse sacrifício, você poderá pedir que Ele faça cessar o desejo de casar em você, e que lhe dê o "dom de ficar solteiro", de não sentir necessidade de um relacionamento sexual. Tenha a certeza que você será mais feliz, solteiro(a), realizando o plano de Deus na sua vida, do que  casado(a) fora da vontade de Deus.



2 comentários:

Olá irmã!

Que a mais abundante Paz seja contigo.
Retribuo a sua honrosa visita ao meu blog.

Gostei muito do artigo do Pr Josué.

Acrescentaria ao tema proposto o fato das pessoas projetarem muita coisa em um relacionamento, que só poderiam projetar em Deus. Por exemplo: Fazer alguem feliz é uma responsabilidade muito grande, eu posso até contribuir, más carregar esse peso nas costas é insuportável. A recíproca também é verdadeira, ou seja, colocar esse peso todo nos ombros da minha esposa é covardia. Eu não a completo nem ela me completa. Se não nos completarmos em Cristo em nenhum outro ser isso será possível e só assim podemos suportar um ao outro em amor.

nEle, que nos completa.
Ielton Isorro
http://clamandonodeserto.blogspot.com/

Verdade irmão,só Jesus supre todas nossas nessecidades,em amor.

Postar um comentário

"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."
Agostinho de Hipona
Volte Sempre...