A Misericórdia de Deus





Tornou o SENHOR: Tens compaixão da planta que te não custou trabalho, a qual não fizeste crescer, que numa noite nasceu e numa noite pereceu; e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais? Jonas 4.10-11

Deus mostra aqui como, à semelhança de um pai, ele toma conta da humanidade. Ele cuida de cada um de nós com desvelo singular. Mas aqui ele chama a atenção para uma grande população para manifestar ainda mais o seu imenso interesse pelos seres humanos; por isso ele não fulminará nenhuma nação sem motivos. Deus mostra a Jonas que o profeta tem-se deixado desviar pelo zelo sem misericórdia. Embora o zelo de Jonas proceda de um bom princípio, ele, todavia, estava influenciado por um sentimento impetuoso demais. Foi o que Deus demonstrou ao poupar tantas criancinhas até então inocentes. Às crianças ele acrescenta os animais irracionais. Certamente, o gado era superior às plantas. Se Jonas tinha razão para ficar desolado por causa de uma planta ressecada, bem mais deplorável e cruel seria a morte de muitos animais inocentes. Portanto, vemos assim quão opostas são todas as partes dessa símile para levarem Jonas a abominar a própria insensatez e a se envergonhar dela, pois ele pretendera frustrar o propósito secreto de Deus, e de alguma maneira fazer a sua vontade prevalecer à dele, para que os ninivitas não fossem poupados, apesar de se arrependerem verdadeiramente, antecipando-se ao juízo divino.

Oração
Concede, ó Deus onipotente, que do modo como tens, de várias maneiras, declarado e também demonstrado diariamente o tanto que a humanidade é querida e preciosa aos teus olhos, assim como desfrutamos cotidianamente de tantas e tão notáveis provas da tua bondade e mercê, — ó concede que aprendamos a nos entregar totalmente à tua bondade, pois tantos são os exemplos que dela puseste diante de nós, e da qual nos fazes provar continuamente, não somente para podermos atravessar o nosso curso no mundo, mas também para anelarmos confiadamente a esperança da bendita vida celestial, depositada para nós no céu, mediante Cristo somente nosso Senhor. Amém.

Fonte: Devotions and prayers of John Calvin, 52 one-page devotions with selected payers on facing pages. Org. Charles E. Edwards. Old Paths Gospel Press. S/d. Pags. 54 e 55. Tradução: Marcos Vasconcelos, outubro/2009.

0 comentários:

Postar um comentário

"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."
Agostinho de Hipona
Volte Sempre...