A plenitude da Saudade

A saudade é uma sensação dolorida, fácil de alimentar e difícil de rejeitar. É ao mesmo tempo gostosa e dolorosa, proveitosa e perniciosa. Em alguns casos, ela cura. Em outros, ela mata.

A plenitude da saudade não é a saudade de entes queridos, como a saudade que Jacó tinha da casa de seu pai, depois de vinte anos longe (Gênesis 31.30).

A plenitude da saudade não é a saudade de casais que estão momentaneamente separados (Cantares 7.10).

A plenitude da saudade não é a saudade que o pastor tem de suas ovelhas queridas, como a do Apóstolo Paulo e a de Epafrodito em relação a Igreja dos Filipos (Filipenses 1.8; 2.26).

A plenitude da saudade não é a saudade da pátria amada, como a saudade insuportável daqueles que estavam exilados na Babilônia tinham de Israel (Jeremias 22.27), a ponto de dependurar suas harpas nos salgueiros que lá havia e se negarem a entoar o canto do Senhor em terra estranha (Salmos 137.1-6).

A plenitude da saudade não é a saudade histórica, não é a saudade de um tempo que já se foi para sempre, não é a saudade de um passado mais alegre, mais feliz, mais tranqüilo. Não é a saudade da situação anterior à perda de todos os bens de uma hora para outra, não é a saudade anterior à morte dos filhos, anterior à doença, anterior à desgraça, como aconteceu com Jó. Pois por mais dolorosa que seja a saudade descrita pelo homem da terra de Uz (Jó 29.1-25), na qual ele confessa com sofrimento a situação presente comparando-a com a situação passada, essa ainda não é a plenitude da saudade.

A plenitude da saudade é aquela saudade espiritual, é aquela saudade estranha, é aquela saudade de Deus escondida nossos corações. É a saudade mais remota, mais generalizada, mais natural, mais constante. É a saudade mais duradoura, mais bela e também a mais incômoda.

Essa saudade está apegada à alma de todos os seres humanos, em todos os lugares e em todos os tempos. Felizes são aqueles que não a negam e nem a rejeitam. É esta saudade que provoca aquela sede incontida de Deus, como revela o salmista: “Eu tenho sede de Ti, oh Deus vivo! Quando poderei ir adorar na tua presença?” (Salmos 42.2).

O homem é religioso só por causa da plenitude da saudade. Movimento algum, filosofia alguma, ideologia alguma, poder algum, nação alguma não, têm conseguido destruir o sentimento espiritual em tempo algum por causa dessa maravilhosa saudade de Deus, arraigada, empreguinada, no mais interior do ser humano, desde a sua criação à imagem e semelhança do Todo-Poderoso.

Saudade esta que só é suprida pela pessoa de Jesus Cristo em todo coração que O recebe como Senhor e como Salvador. Esta sim, é a Plenitude da Saudade. A saudade que todo o ser humano sente de Deus.

A Bíblia diz: (Salmos 63.1) "Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água".
http://www.aguavivabocaina.com.br

==============================================
Não,obstante a dor da saudade o apóstolo Paulo,também sofreu a dor


do abandono ,na segunda epístola a Timóteo(4/10)seu cooperador Demas
o havia desamparado amando o presente século.
O seu consôlo,no capítulo 1,da 1ª epístola a Timóteo,ele  com ações de
graças ,agradeçe a fidelidade de Jesus Cristo,mantendo ele firme em seu
ministério,apesar das aflições."E dou graças ao que tem me confortado,
a Cristo Jesus,Senhor nosso,porque me teve por fiel,pondo-me no ministério".
No verso 14,"E a graça de nosso Senhor superabundou com fé e  o amor
que há em Jesus Cristo.
E ele segue,com muito amor e cordialidade agradeçendo sempre pessoas
que estiveram ao seu lado,com fé não fingida,como a avó de Timóteo e sua
mãe Eunice,aprendemos com ele que com orações,súplicas,ações de graças
superamos a saudade de pessoas que são queridas,amadas mas que por um
motivo ou outro estão longe de nós,e que não por nossa vontade própia, muitas das vezes não podemos estar com elas nesses momentos.Mas a fidelidade de nosso Senhor apressa o dia de podermos em presença nos
alegramos juntos,gloriando-nos em Cristo pelas aflições então já superadas.


Essa saudade,nos podemos superar,mas como o autor do texto acima,que com
graça expõe a saudade de estar ausente da presença de Deus,certa vez uma 
amada me relatou sua dor de naqueles momentos se encontrar fora do caminho
de Jesus,seu coração doia como se estivesse adoentando por uma enfermidade
tamanha a saudade de Jesus,que acabara quando ela retomou sua caminhada
de fé.
Creio que,Deus colocou em nosso coração um sentimento de termos saudade
de nosso lar verdadeiro,com a queda de Adão,esta é a pura verdade,volta pela
qual só pode ser feita pelo único caminho que é JESUS CRISTO,o único caminho que nos leva devolta ao Pai e que nos dá vida eterna.
Não erre o caminho,leia o livro O Peregrino,além da Bíblia eles te esclareceram
a cerca destes assuntos e os demais.
By Maria Goulart





Já nascemos sabendo o que é saudade.
Sentimento de eterna ausência, a saudade.
Ainda assim é difícil não machucar o coração quando ela chega.
Vem sem avisar. Chega como quem não quer nada e nos toma de assalto sem piedade.
E nos consome...
Silenciosa e doída, a saudade
 
da web






1 comentários:

SAUDADES DE TI MEU DEUS!! MEU SENHOR!!!
SEM PALAVRAS...
A MINHA ALMA SUSPIRA POR UM DEUS VIVO!!!
ORA VEM SENHOR JESUS!!!!
BEIJOS AMIGA.

Postar um comentário

"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."
Agostinho de Hipona
Volte Sempre...